• Investidor Sem Grife

A História do KFC e de seu Fundador

KFC e Coronel Harland Sanders.

A História sobre o Kentucky Fried Chicken se confunde com a história de seu criador, o emblemático Coronel Harland Sanders.

O Empreendedor por trás do KFC

Ele já teve diversos trabalhos durante a vida muito devido a sua saída precoce de casa, aos 13 anos. entretanto, Sanders passou a oferecer em um posto de gasolina, na beira da estrada no qual ele era gerente, um prato para seus clientes. Exatamente isso que você pensou: frango frito.

Em 1930 ele assumiu a gerência em posto Shell na rota 25, na cidade de Kentucky (daí o surgimento do nome).


Após 4 anos sendo gerente nesse posto, Sanders acabou comprando um novo posto de gasolina com 6 mesas. Já em 1936, o sucesso era claro, Sanders foi considerado cidadão honorário da cidade de Kentucky. Em 1937 ele já tinha um restaurante com 142 mesas fora um motel na frente do restaurante chamado Sanders Court & Café.

Melhorias e Crescimento

De 1936 a 1940, Sanders implementou novas tecnologias e métodos e diminuiu muito o tempo de produção do frango, que antes chegava a ser de 35 minutos.


Então, em 1940, ele chegou a receita e método de preparo original.


Foi quando, aos 62 anos (1952), ele decidiu adotar modelo de franquias não muito usual a época, que seria por pagamento de royalties por quantidade de porções vendidas. Ele logo cresceu e diversas pessoas viram potencial em seu negócio e abriram diversas franquias.


Um detalhe interessante é que ele só decidiu adotar esse modelo de negócio pois estavam construindo novas rodovias que diminuiriam o fluxo na qual o restaurante e o seu motel estavam inseridos.


A primeira franquia da empresa foi inaugurada em Utah. Mas logo, na metade da década de 1960, a expansão já tomou cara internacional com novas lojas no México, Inglaterra, Jamaica e Canadá. Em 1963, já existiam mais de 600 KFC`s espalhados pelos Estados Unidos, o que fazia a empresa ser a maior rede de fast food do país na época. Nesse mesmo ano, eles começaram a diversificar o cardápio para vencer o famoso Hambúrguer.


A Venda do KFC

Em 1964, aos 74 anos, Coronel Harland Sanders venderia o KFC por 2 milhões de dólares, quantia que ajustada pela inflação, seria equivalente a 16,8 milhões de dólares nos dias de hoje. No acordo, foi estipulado um salário vitalício e que ele seria a marca da empresa. Exatamente isso, esse homem na capa dos restaurantes é o criador do KFC.

KFC, o fundador.

Em 1987, foi aberto o primeiro KFC no oriente, mais especificamente na China, que viria ser o maior mercado da empresa. A PepsiCo que comandava o KFC mas acabou vendendo a empresa por 4,5 bilhões de dólares em Agosto de 1997 para a Tricon Global Restaurants que teve seu nome mudado para a Yum! Brands.

KFC na China

KFC Atualmente

Apesar de ter passado dificuldades em 2015 devido a concorrência no de frangos fritos, principalmente da Chick-fil-A, a empresa conseguiu superar esse momento, investindo bastante em marketing e expandindo ainda mais seu menu.


Hoje em dia, existem mais de 5 mil lojas do KFC pelo mundo e mais de 500.000 mil pessoas trabalham para a empresa. Em 2013 a empresa chegou a bater a incrível marca de 23 bilhões de receita (haja frango frito). No mesmo ano, ainda existiam mais de 18.8 mil KFC`s espalhados por mais de 118 países. Sendo a China, o país com mais lojas da marca.


A empresa é comandada pela YUM! Brands que é uma holding que também controla empresas como Pizza Hut


O KFC e o Brasil

Com uma entrada fracassada no Brasil em 1970, a empresa optou por tentar sua retomada em terras tupiniquins na transição da primeira para a segunda década deste século e dessa vez com muito mais sucesso. Com mais de 80 lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Espirito Santo, Fortaleza, Salvador e em outras cidades, a empresa vai se estabilizando no país.


Conclusão

Acredito que a lição seja bastante óbvia quando falamos sobre a história de perseverança de Coronel Harland Sanders: nunca é tarde para começar seu negócio se você é bom no que faz.

Apesar de sempre ter empreendido e trabalhado duro, a grade sacada de sua vida se deu aos 62 anos de idade.


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!