• Investidor Sem Grife

Amazon vs Alibaba

Vamos comparar as duas maiores varejistas do mundo com números.


Mas calma aí, antes disso, tenho que dizer que se você tivesse investido U$1000 no IPO da Amazon em 1997, você teria hoje U$688.000, equivalente a 183.466 canudos de metal, com certeza o melhor destino para o dinheiro do investimento bem-sucedido.


Sujeito carismático e a toa segurando um gift card da amazon. Great!

Os Donos:


Dito o mais importante, vamos ao que não interessa, a maratona de números começa agora: a Amazon tem 341 mil funcionários e o Alibaba 50 mil, Bezos tem 17% da empresa que criou e o pobre coitado do Jack Ma, apenas 7,8.


O mercado:


A americana detém 3% de todo varejo do seu país de origem, já a chinesa, 11,18%. Nos Estados Unidos, 80% das pessoas são usuárias ativas de internet, na China apenas 50%. Amazon detém 310 milhões de contas registradas com 130 milhões ativos mensalmente, Alibaba, por sua vez tem 493 milhões de usuários ativos e 443 milhões destes, fazem compras todo mês.


Faturamento:


A marca americana vale 100 Bilhões de dólares e a chinesa 44. A China tem 1,4 bilhões de pessoas e os Estados Unidos 320 milhões. A Chinesa vende quase 4 vezes mais e tem um lucro 4,5 vezes menor. Como o professor de finanças deve ter te falado “faturamento não é sinônimo de lucro, a empresa tem que ser bem gerida’’ muito bem professor, você está certíssimo.

É isso, tirem suas conclusões, cansei.