• Investidor Sem Grife

As 6 Melhores Formas de Obter Informações de Empresas Antes de Investir

É muito comum investidores iniciantes na Bolsa de Valores quererem saber mais sobre as empresas listadas. Entretanto, a grande maioria deles, não sabem exatamente onde encontrar informações de confiança sobre as empresas. Por isso, listamos aqui, 6 fontes de informações para que você consiga avaliar e analisar melhor as empresas antes de investir seu suado dinheiro nelas. Então vamos lá:


Aprenda a encontrar informações sobre empresas listadas para você investir em ações e ter bons retornos.

1- Site de RI das Empresas


Para você que não sabe, RI significa Relação com Investidores. Por determinação da CVM, toda empresa listada na Bolsa de Valores de São Paulo, precisa, necessariamente de um canal de comunicação com os investidores na rede mundial de computadores. Dessa forma, as empresas são obrigadas a terem um site de relacionamento com os investidores e divulgarem diversas informações ao público como por exemplo: os resultados trimestrais, a composição acionária, a diretoria e o conselho, estatuto, politicas de conduta e a missão/valores, entre outros.


Essa talvez é a melhor maneira de obter informações sobre as empresas uma vez que podemos dizer que é uma informação segura, diretamente da fonte principal; a própria empresa. Dessa forma, salve grandes exceções como casos de fraude, a informação estará correta. Além disso, ainda é possível se cadastrar no mailling do RI e receber novidades da empresa como por exemplo, fatos relevantes e resultados ou até mesmo mandar uma mensagem e entrar em contato com a empresa para tirar eventuais dúvidas.


2 - Casas de Research

A segunda melhor forma de obter informações sobre empresas é assinar e acompanhar casas de análises. Elas fornecem relatórios com diversas informações sobre as empresas e com a opinião de analistas certificados. Existem diversas casas de Research no Brasil como por exemplo a Eleven, a Nord, e a Suno.


3 - Corretoras

Por fazerem parte do chamado Sell Side, as Corretoras disponibilizam muitas informações para seus clientes. Entre essas informações, estão análises de empresas, carteiras recomendadas, e relatórios de mercados em geral com notícias sobre empresas e mercados internacionais.


4 - Sites de Fundamentos

Na internet podemos encontrar diversos sites que indicam e calculam automaticamente fundamentos/múltiplos das empresas. Apesar de existirem diversos erros nos sites, é possível obter uma ideia de algumas empresas (as maiores costumam ter menos erros). Temos como exemplo o Fundamentus, Oceans14 e Bastter


5 - TradingView

Para os analistas técnicos, o TrandingView é o melhor site. Além de diversas possibilidades nos gráficos, existem também diversas informações técnicas sobre as empresas.


6 - Sites de Notícias Especializados

Talvez o meio de informação mais comum e mais conhecido pelos iniciantes são os sites de notícias relacionados a mercado financeiro. O mais famoso é sem dúvida o Infomoney, entretanto, existem diversos outros para os investidores acompanharem, como por exemplo o Investing, o Brazil Journal do experiente jornalista de mercado financeiro Geraldo Samor e o Valor.


Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!