• Investidor Sem Grife

As 7 Empresas Maiores do Brasil

Nesse post vamos falar sobre as empresas mais valiosas/ricas do país utilizando o critério de valor de mercado. Esse não é um estudo de marketing que analisa as marcas mais valiosas e sim de valor de toda a empresa.

Podium das empresas mais valiosas do Brasil

Dessa forma, o critério adotado para ranquear essas empresas foi o último valor de mercado/market cap constatado no meio de 2020.


Vale lembrar também que todas as empresas aqui citadas, são listadas na Bolsa de Valores.


Então sem mais delongas, vamos para as empresas brasileiras mais valiosas:


As Empresas Mais Valiosas do Brasil:


1) VALE DO RIO DOCE

A Vale foi fundada em Junho de 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Com origens em Minas Gerais em uma disputa politica e econômica acerca do minério, surgiu a mineradora estatal a fim de possibilitar o controle da exploração de minério com o iminente domínio americano/inglês sobre terras mineiras. Hoje, a empresa é avaliada em cerca de 229 bilhões de reais.


2) ITAÚ UNIBANCO

O Itaú Unibanco surgiu em 2008 após a fusão dos bancos Itaú e Unibanco (obviamente). O primeiro com quase 80 anos de história, surgiu no interior de São Paulo com o nome de Banco Central de Crédito e o fundador foi Alfredo Egydio de Souza Aranha. Já o Unibanco, surgiu no interior de Minas Gerais com o nome Casa Moreira Salles que leva o nome da família dona do Unibanco e tem 95 anos de história.


Após a fusão, o Banco ainda comprou a operação de varejo do Citibank no Brasil, a Credicard, empresas de cartões de crédito além de participação de 49,90% da XP Investimentos.


Hoje a empresa é a maior empresa do segmento bancário. O banco é avaliado em cerca de 205 bilhões de reais.


3) PETROBRAS

A petrolífera, criada em 1953 também pelo ex presidente Getúlio Vargas, é hoje a terceira maior empresa brasileira. Ela basicamente surgiu de uma estatização de todas as outras petrolíferas estrangeiras que operavam no Brasil na época. Diferentemente da Vale, ela ainda é uma empresa de controle governamental. O Governo possui 51% das ações da companhia, logo manda nela.


Hoje, a empresa é avaliada em 187 bilhões de reais.


4) AMBEV

A cervejaria Ambev é a maior cervejaria do brasil já que controla a maior parte do mercado brasileiro. Conhecida pelo grupo controlador, o 3G Capital, a empresa teve uma trajetória fenomenal neste século, multiplicando os lucros em algumas vezes. Hoje a empresa é avaliada em cerca de 183 bilhões.

5) BRADESCO


Fundado no interior de São Paulo, em Marília o Banco é o segundo maior do país e tem a maior presença geográfica com quase 5 mil agências pelo país. Conhecido por ser muito rigoroso na cessão de crédito e também pela seriedade e pelo trabalho incessante de seus executivos.


A empresa vale hoje 152 bilhões de reais.



6) SANTANDER BRASIL

No Brasil desde a década de 80, o banco é hoje o terceiro maior do país em valor de mercado. O único banco estrangeiro a conseguir se firmar entre os maiores no Brasil, o Santander conseguiu essa façanha de adentrar o mercado bancário brasileiro principalmente devido as suas aquisições. A mais importante, é sem dúvidas a do Banco Real que era controlado pelo ABN Amro, em 2007. O banco é avaliado em 93 bilhões hoje.



7) BANCO DO BRASIL

O Banco mais antigo do país, tem mais de 200 anos de história e foi criado pelo príncipe Dom João. O Banco inclusive teve sua operação parada por um tempo mas logo em 1851, voltou a operar em terras tupiniquins. Hoje, o banco continua com participação de 51% do Estado fazendo com que este, assim como a Petrobras, seja uma empresa estatal.


O Banco Do Brasil vale hoje, cerca de 76 bilhões de reais.


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!