• Investidor Sem Grife

Banco Inter é um bom banco digital? Vale a pena usar?

Até recentemente, o Banco Inter era considerado um dos muitos bancos de médio porte que oferecem soluções específicas de crédito ou investimento para clientes específicos.

Hoje, não se pode mais dizer que o Banco Inter é uma fintech estranha ou somente um banco digital para um público específico. A empresa está liderando o frenesi do banco digital totalmente gratuito.

A busca a esse tipo de conta - de preferência um cartão que não tenha cobrança de anuidade - se tornou muito comum e instituições financeiras como o Banco Inter têm ganhado popularidade.


O que há no Banco Inter?

Para encurtar a história, o Banco Inter oferece contas digitais gratuitas, incluindo versões Pessoa Jurídica e para Microempreendedor Individual.

Os titulares de contas pessoais têm TED grátis e ilimitado, bem como saques grátis e ilimitados na rede Banco 24Horas. Você também pode requerer um cartão de crédito internacional gratuitamente.


Por ser um banco, na acepção da palavras, completo, o Inter traz também produtos diversos, como seguros, consórcios, financiamentos e empréstimos, em plataforma aberta de acordo com os produtos disponibilizados pelas grandes corretoras do país.

Claro, o investimento mais atraente para pessoas físicas é o Certificado de Depósito Bancário (Inter CDB), que paga 100% do CDI, além de ter liquidez diariamente, e muitas pessoas usam suas reservas emergenciais para investimentos.


Lembre-se de que também existe uma LCI com duração de 3 meses, que paga 90% da CDI, sem imposto de renda. A plataforma de renda fixa também está aberta, oferecendo produtos de vários bancos e corretoras.

O Tesouro Direto não tem taxas de administração e não há taxas para corretores ou custodiantes investirem em quaisquer ativos da bolsa de valores por meio de uma corretora imobiliária.


Abrindo a conta

Normalmente o processo de abertura de conta, costuma ser muito moroso e burocrático, porém o Banco Inter é bem rápido nessa parte.


Todo o processo deve ser realizado através do app, solicitando dados pessoais, tirando selfies e fotos do RG, comprovante de moradia e sua assinatura digital. Depois de abrir uma conta, basta ir até seu e-mail para confirmação, além de confirmar no celular e também criar uma senha.

Para se tornar um cliente internacional, basta ser brasileiro, ter um CPF válido e um smartphone com acesso à internet. Não há restrições financeiras. Para quem tem os documentos em mãos, todo o processo leva de cinco a sete minutos, até mesmo pessoas negativadas podem abrir contas. O banco dá um prazo de 10 dias para revisar os documentos e aprovar a abertura da conta, mas muitas vezes autoriza em 24 horas.


O processo é muito semelhante à abertura de uma conta em um grande banco tradicional, mas tem as vantagens de ser digital e mais rápido, sem precisar ir a uma agência, registrar um token em um caixa eletrônico ou desbloquear no própria caixa com seu cartão.

Para fazer uma compra ou sacar, o cliente receberá um cartão de débito laranja muito brilhante. O prazo para que o Inter envie o cartão é de 15 dias, e o app demonstra quando será feita a entrega.

Como é a conta-corrente

PF (pessoa física)

• 100% digital: transações somente por meio de cartões, aplicativos ou banco online;

• Sem tarifa: Não tem taxa de abertura ou taxa de manutenção, sem taxa de cesta de serviço;

• Saques gratuitos e ilimitados na rede Banco24Horas;

• TED gratuito e ilimitado: O valor máximo é de R$ 5.000, podendo ser aumentado mediante solicitação;

• Transferir fundos para a conta através do DOC, TED, boleto (gratuito), através do app (gratuito) ou portabilidade salarial;

• Interpag: O pagamento via código QR gerado entre clientes da Inter no aplicativo também é gratuito.


Pessoa Jurídica (MEI e PJ)

Cartão de crédito sem anuidade

Após o recebimento do cartão de débito, o cliente pode solicitar imediatamente que seja liberada a função crédito, no próprio aplicativo. Se a função for liberada, a função será habilitada no mesmo cartão utilizado para a função de débito.

Ao se candidatar à função de crédito, você pode optar por enviar os documentos solicitados, de maneira totalmente digital, o que melhora a possibilidade da análise de crédito.


Cartão de Crédito Laranja

Mas para muitos clientes do banco que reclamaram nas mídias sociais de não alcançar a aprovação de crédito, a dica é fornecer aos bancos o máximo de dados possíveis.

O envio dos documentos solicitados ajuda, todavia se o cartão ainda for rejeitado ou o limite de liberação for baixo, é recomendável que o cliente use a conta por um período de tempo para que o banco possa entender seus padrões de consumo, comportamento no aplicativo e formas de pagamento. O produto financeiro que você usa.

Por exemplo, clientes que exigem portabilidade salarial, fazem investimentos ou configuram contas de consumo para débito automático terão mais facilidade para obter crédito, pois tudo isso pode garantir que os clientes tenham renda recorrente e base financeira.

Para quem já tem cartão e quer um limite maior, usar com frequência e sempre pagar as faturas em dia pode ajudar.

O banco conduzirá novas análises de crédito de tempos em tempos e pode eventualmente liberar o cartão ou limite superior. No entanto, a cada 90 dias, os clientes podem tomar a iniciativa de solicitar uma nova avaliação de crédito.

É claro que clientes negativados terão dificuldade em obter aprovação de crédito, mas qualquer pessoa que já tenha tido um nome negativado, mas solucionou, pode obter um cartão de crédito.

Lembre-se de que a forma como o cartão é usado também é considerada. Se essa pessoa tem limite de 1.000 reais e sempre usa 800 reais, então é provável que consiga um aumento no limite. Mas se ela costuma usar só 300 reais com o mesmo limite, fica ainda mais difícil .


Investimentos

A Plataforma Aberta de Investimentos (PAI) conta atualmente com cerca de 150.000 clientes de investimentos e pode ser facilmente integrada em contas correntes.

Por exemplo, você não necessita abrir uma conta de investimento no Inter para operar. No setor bancário, embora a conta corrente tenha sido integrada à plataforma de investimento, em geral, os clientes ainda precisam abrir uma conta na corretora da instituição financeira para iniciar a negociação.

O que você deve fazer de maneira inicial é um teste de perfil do investidor (aplicabilidade), que é exigido em qualquer instituição financeira que oferece investimento.

Porém, mesmo para investidores conservadores, o Inter não rejeita a possibilidade de investir uma pequena parte do investimento em ativos de maior risco (como fundos de ações).

Na plataforma, os clientes podem não apenas simular aplicações de renda fixa e participar de ofertas públicas, mas também encontrar ativos de renda fixa de diversas instituições financeiras (CDB, LCI, LCA, CRI, CRA e títulos).


O Inter também oferece muitos outros investimentos. Por exemplo, é possível investir no Tesouro Direto a taxa de juros zero (você só precisa pagar uma taxa de custódia obrigatória de 0,25% ao ano, como já aconteceu com outras corretoras), e é possível operar variável em uma corretora da casa sem taxas de corretagem. Em outras palavras, você só precisa pagar uma taxa para a troca.


A plataforma de fundos é semelhante a outras plataformas de corretagem abertas, nas quais existem fundos de investimento de várias empresas conhecidas para obter aportes iniciais de capital. Uma diferença é que alguns fundos têm dinheiro de volta: o retorno aos investidores faz parte da taxa de administração e da taxa de performance paga.

A ideia do cash back é devolver aos clientes a quantia que porventura exista e possa ser utilizada por agentes independentes. Como o banco não usa esse tipo de intermediário, o cliente, em última análise, paga apenas uma parte dos custos de gerenciamento de compensação, taxas de gerenciamento administrativo e, claro, as taxas do próprio Inter.

Por fim, o Inter de Milão também colabora com a Icatu para fornecer um plano de previdência privada, que pode simular e assinar contratos totalmente online.


Conclusão

Considerando o baixo custo e a grande quantidade de produtos e serviços de qualidade, além da praticidade e falta de burocracia, vale a pena abrir conta no Banco Inter.

Visto que o Inter também possui todos os principais produtos e serviços que qualquer banco pode oferecer, e as vantagens da leveza me fazem sentir que também pode se tornar o seu banco principal.

Na verdade, depois de experimentar a conveniência de abrir uma conta no Inter, você realmente quer saber por que todos os bancos não podem ter um processo de abertura de conta tão simples, mas isso é algo que definitivamente eles já estão buscando.


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!