• Investidor Sem Grife

O que é a Bolsa de Valores? | A História da Bolsa de Valores no Brasil

Saiba o que é Bolsa de Valores e B3.

Muitas pessoas ouvem falar sobre a Bolsa De Valores mas não ao certo o que ela realmente é.


Então vamos lá, a Bolsa de Valores é um grande mercado de trasações de valores mobiliários. Empresas de capital aberto fechado ou parcialmente aberto podem negociar títulos de dívidas, podem abrir capital e negociar suas ações lá. Além disso, fundos negociam quotas sobre a intermediação da Bolsa de Valores e os BDRs (Brazilian Depository Receipts) também são negociados por lá.


A função da Bolsa De Valores é basicamente intermediar transações e certificar a validade e segurança dessas transações.


No caso do Brasil, temos apenas uma Bolsa de Valores que é a B3 (Bolsa Brasil Balcão). A B3 é uma empresa privada que foi criada em 2017 após a fusão da CETIP com a BM&F Bovespa.


Falando sobre Bolsa, é muito normal que aconteça uma associação imediata a ações, o que não é errado. Ao emitir uma ordem de compra por uma corretora, quem intermedias as ordens de compra e venda entre as corretoras é sim a Bovespa (gerida pela B3).


Além disso, empresas que desejam abrir capital também entram em contato com a B3, para saber dos custos e ver a validade ou não de angariar capital pela abertura de capital.


A História das Bolsas Brasileiras


Tudo começa em 1845 quando a Bolsa de Valores do Rio De Janeiro (BVRJ) começa a operar oficialmente. Após 45 anos se deu o surgimento da Bolsa Livre em São Paulo. A Bolsa Livre durou apenas 1 ano devido a questões politicas envolvendo o encilhamento e a onda inflacionária que gerou grande onda especulativa na Bolsa Livre durante o mandato do Ministro da Fazenda, Rui Barbosa.


Foi quando em 1895, foi criada a Bolsa De Fundos Públicos de São Paulo que logo ganhou representatividade e passou a se chamar de Bolsa Oficial de Valores de São Paulo em 1935. Foi quando as negociações passaram a se dar em um Balcão Central e não em negociações avulsas registradas em quadros. Em 1960 a Bolsa Oficial de Valores deixou de ser comandada pelo governo e passou a ser uma instituição sem fins lucrativos.

Apenas em 1967 foi oficialmente mudado o nome e a Bolsa Oficial passou a se chamar Bolsa de Valores de São Paulo ou Bovespa. Neste mesmo ano surgiram os operadores e começou aquela loucura que se estuda sobre Bolsa de Valores antes de se tornarem eletrônicas. Foi após a instalação do pregão eletrônico automatizado em 1972 que foi possível começar a pensar em outras formas de negociar ativos nesse grande mercado.

Foi dessa forma que se deu o lançamento do sistema de Home Broker no final da década de 1990.


Posteriormente, em 2002 a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi vendida para a Brasil Mercantil & Futuros (BM&F). A BVRJ já não tinha mais força e estava perdendo muito fluxo de capital para a Bovespa, principalmente após o caso do calote de Naji Nahas.

A BM&F por sua vez, passou por uma fusão com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP) e formou a B3 em 2017.

O Índice Ibovespa


O índice Ibovespa é uma carteira teórica das ações mais representativas da Bovespa. O principal objetivo desse índice é justamente medir a oscilação das principais ações negociadas na Bolsa por meio de uma estrutura de pontos. Então, quando ouvimos falar que a Bolsa subiu ou caiu, estamos falando da variação do Ibovespa.


O BOVA11 é um ETF que negocia baseado na carteira teórica do índice Ibovespa. Logo, se o Ibovespa cai, o BOVA11 também vai cair e vice versa. Dessa forma, comprar BOVA11 é uma maneira de atrelar o seu rendimento ao principal índice da Bolsa de Valores brasileira.



Horário de Funcionamento


O Bovespa mudou seus horários de negociação no dia 4/11/2019. Agora, os novos horários são de segunda a Sexta de 10:00 as 18:00 sem after market.


Já o mercado de negociação de futuros vai de 9:00 até 18:15.


Quer aprender a negociar na Bolsa com pouco dinheiro? Clique aqui


Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!