• Investidor Sem Grife

Como Ganhar com a Queda da Bolsa de Valores | As Melhores Formas de Apostar Contra Um Ativo

Como Ganhar com a Queda da Bolsa?


Em uma conversa hipotética entre um narrador de corrida de cavalo e um desinformado:


- Poxa, a Bolsa caiu perdi dinheiro --- disse o narrador

- É obvio que a você perdeu dinheiro né? Se a bolsa caiu você perdeu dinheiro --- disse o desinformado.


Calma lá jovem gafanhoto. Ao contrário do que muitos acham, não existe apenas uma maneira de operar na Bolsa de Valores. Sabia que é possível apostar contra a Bolsa de 3 formas diferente? Não? Então vamos lá:


1- Fazendo uma Venda a Descoberto

Venda a descoberto é uma das maneiras de apostar contra uma determinada ação na Bolsa de Valores.


O funcionamento é o seguinte: o tomador, vai a mercado e aluga ações a uma determinada taxa. De posse das ações, ele vai lá e vende essas ações alugas, obtendo assim, a quantidade monetária relativa a venda.


A partir desse ponto, existem alguns possíveis caminhos:


O primeiro é a ação cair, nesse cenário o tomador ganhou dinheiro, pois pode vender a ação e ainda ficar com uma diferença relativa a venda anterior (com o preço mais elevado)


O segundo é a ação ficar no mesmo patamar, nesse caso, se o tomador não rentabilizou a quantia monetária da venda, ele perdeu a taxa de aluguel. (desconsiderando a inflação).


O terceiro é a ação subir, nessa situação, se o tomador não conseguir rentabilizar a quantia monetária proveniente da venda mais do que o quanto a ação subiu, ele perderá a diferença do capital da venda (corrigido pela rentabilidade que conseguiu, positiva ou negativa) e do preço atual do papel.


2- Comprando Puts

Put é uma opção de venda. Dessa forma, ao comprar uma Put, você ganha o direito de vender determinado ativo por determinado preço. Assim, se você compra uma Put e ação cai abaixo do preço acordado na compra da opção, você ainda tem o direito de vende-la pelo preço pre-determinado.


Exemplo: Vamos supor que você comprou uma opção de venda de PETR4 (Petrobras) a 18 reais e o preço atual da ação é de 20 reais. O vencimento da ação é daqui a 2 meses. Se a ação for caindo durante esses 2 meses e chegar a 13 reais, a pessoa que me vendeu a PUT terá a obrigação de comprar minha ação que hoje a mercado vale 13, por 18 reais. A volatilidade da opção é muito alta, ou seja, caso esse cenário ocorresse na vida real, você poderia optar por vender a opção ao invés de exercer a compra por 18 reais. Caso opta-se por vender essa opção seus ganhos seriam muito altos, podendo multiplicar seu capital investido em algumas vezes.

Imagem de uma bussola sobreposta a um home broker

3- ETF's em Corretoras Americanas

Nas corretoras americanas, a gente tem inúmeros ETF`s a disposição dos investidores. Inclusive alguns que apostam contra uma classe de Ativos, como por exemplo o Ibovespa, o S&P500. Dessa forma, é possível você compra uma conta desses fundo e ganhar com a queda nesses índices.


Segue o link para vocês descobrirem quais ETF`s existem nas Bolsas Americanas


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!