• Investidor Sem Grife

Fluxo de Caixa: O Que é e Como Fazer


Um dos assuntos mais discutidos no meio da Administração e da Economia é o Fluxo de Caixa.


O Fluxo de Caixa nada mais é que todas as entradas e saídas financeiras de uma empresa.


É basicamente a forma como a empresa contabiliza o que entra de dinheiro e o que saí para ter uma noção financeira da empresa.


O Que é o Fluxo de Caixa

Em Inglês, Fluxo de Caixa é Cash Flow - na tradução literal seria Movimentação do Dinheiro. Ou seja, é a conta que estabelece todo funcionamento financeiro da empresa.


Dessa forma, o Fluxo de Caixa é um mecanismo utilizado por todas as empresas, independentemente do seu tamanho. É muito comum, inclusive, micro e pequenos empresários fazerem o Fluxo de Caixa sem ao mesmo saber que esse é o nome formal que dão para aquela empresa. Isso tudo se da devido a importância dessa conta/registro na empresa.

Pessoas contando dinheiro para fazer o fluxo de caixa de uma empresa.

Cuidados Para Fazer o Fluxo de Caixa


É muito importante, ter alguns cuidados na hora de se organizar para fazer o Fluxo de Caixa da sua empresa.


1-O primeiro e talvez mais fundamental é você manter todos os registros de movimentações financeiras relativas a companhia. Notas Fiscais de fornecedores, de serviços prestados, certificados de impostos pagos por exemplo, são de fundamental importância.


2-O próximo cuidado é na hora de executar e mais especificamente onde executar. A maioria das empresas faz o Fluxo de Caixa, faz por meio do Excel. Mas existem outros sistemas de gestão que também auxiliam na hora de fazer.


3-O último cuidado é a conferencia, é muito comum que ao fazer o fluxo de caixa você erre de onde determinada saída ou entrada aconteceu. Exemplo: colocar despesa de serviço como despesa de fornecedor. Muito provavelmente se você não confundir entrada com saída o resultado final, que seria a soma poderia estar correta. Entretanto por questões contábeis e pela veracidade das informações para posterior análise é fundamental a conferência.


Para que Serve o Fluxo de Caixa?


Com o Fluxo de Caixa em mãos é possível fazer várias coisas úteis para sua empresa como por exemplo prever vendas (ter uma ideia de faturamentos futuros), analisar saídas (cortar gastos desnecessários, mensurar (quantos % da minha receita está sendo empregado em salários) e principalmente planejar. Fazer planejamentos é um dos principais pontos na hora projetar fluxos de caixa.


Quanto eu vou gastar em impostos se eu lucrar X reias?

Qual a relevância de aumentar meus custos com pessoal caso eu queira expandir?

Qual vai ser a relevância dessa expansão no orçamento?


Todas essas perguntas não são respondidas na hora de projetar fluxos de caixa.


Por fim, o fluxo de caixa projetado também serve para fazer valuation de empresa.


Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!