• Investidor Sem Grife

Market share: o que é e como calcular

Podemos começar a interpretação sobre o que é Market Share fazendo uma tradução literal do inglês para o português. No caso, Market Share seria pedaço do mercado.


Gráficos de pizza para ilustrar o market share de uma empresa.

Levando essa tradução para a perspectiva das empresas, Market Share é simplesmente a participação que determinada empresa tem no mercado no segmento do qual atua.


Exemplo: a hamburgueria ISG tem 7% de market share no Brasil.

Interpretação: a hamburgueria ISG tem 7% de todo o faturamento de hamburguerias no Brasil.


Como calcular o market share da sua empresa?

É simples, se consideramos market share como o percentual da receita que sua empresa faz daquele determinado mercado basta fazer a seguinte conta:

Receita da empresa / Receita total das empresas do setor.


Obviamente saber a receita de todas as empresas do setor é uma tarefa difícil. Para isso, você tem três possibilidades.

1- Somar o faturamento da maiores empresas do setor, muitas das quais tem essas informações públicas. Obs: Dependendo do mercado, isso pode ser muito pouco eficaz pois determinados setores são bastante pulverizados.

2- Pesquisar sobre o setor de maneira mais geral. Essa pesquisa pode ser feita em sites como por exemplo o do IBGE e do Statista.

3- Caso a empresa seja grande, é possível contratar uma pesquisa de mercado com o intuito de saber o market share da sua companhia. Ou, até mesmo se aproveitar de pesquisas de mercado já existentes. Exemplo: uma empresa de pequena projeção quer saber o market share dela mas não possui recursos suficientes para bancar uma pesquisa. Logo, você pode encontrar uma empresa grande do setor, de preferência com capital aberto e informações públicas e ver qual o market share dela (muito provavelmente essa empresa divulga em seus relatórios o seu market share). Dessa forma é só pegar o faturamento dessa empresa juntamente com seu e fazer uma regra de três básica para descobrir o faturamento do mercado como um todo e assim descobrir a porcentagem que sua receita representa da receita total.


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!