• Investidor Sem Grife

Sell Side: quem são os analistas do sell side no Mercado Financeiro?

O Que É Sell Side?

O Sell Side (lado vendedor) é basicamente o lado do mercado financeiro que avalia e vende as ideias avaliadas.


Quem Faz Parte do Sell Side?

Fazem parte do Sell Side as casas de research, como por exemplo a Eleven, a Nord, e a Suno. Também fazem parte do Sell Side os analistas de forma geral. Por exemplo, na televisão americana, diversos canais de noticias possuem comentaristas que na verdade são analistas. No Brasil, é menos comum ver um analista na televisão analisando ações entretanto é muito comum eles serem convidados a participarem de transmissões ao vivo da Infomoney, por exemplo.

As corretoras de valores também fazem parte do Sell Side, quem nunca teve acesso a carteira recomendada da semana de alguma corretora? Seja ela a Modal, XP, Clear, Necton, Genial, Ágora ou Toro.


Os bancos de Investimentos não ficam de fora do Sell Side, sempre divulgando relatórios sobre empresas com preços alvos estimados, eles contribuem para o mercado no intuito de vender uma visão de determinado ativo.


Por fim, os agentes autônomos de investimentos também tem entram no Sell Side por serem associados a corretoras e terem como objetivo fazer com que as pessoas invistam.


Assim, um analista Sell Side é a pessoa que é certificada para analisar empresas/produtos financeiros e assim o faz. A partir de relatórios, esses analistas divulgam para seu público a sua recomendação neutra de compra ou de venda dos ativos. O termo "Sell" vem justamente daí, os analistas que vendem seus serviços ao público em forma de recomendações.


Análise feita por analistas do Sell Side.

Obviamente, também existe o outro lado dos analistas do mercado financeiro que é aquele que fazem suas análises para uso próprio (do fundo em que trabalha, por exemplo). Este é o Buy Side.


Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!