• Investidor Sem Grife

O que é uma Ação? | Quais Os Tipos de Ações?

Uma ação no mercado financeiro nada mais é que o pedaço de uma empresa. Mas para os iniciantes ainda existe muita dúvida relacionada a diferenciação dos tipos de ações, a diferença de uma ação para a bolsa de valores, de um ticker para uma ação e até mesmo a diferença de uma ação para uma empresa.


Então vamos lá.


Ação é um pedaço de uma empresa que pode ou não ser aberta a aquisição do público geral. Se a empresa abrir capital, qualquer pessoa com uma conta em corretora, poderá comprar um pedaço da empresa e assim se tornar sócio. Essas ações por sua vez são negociadas na Bolsa de Valores.


Logo,


Bolsa de Valores é o local onde ações e diversos outros tipo de de produtos do mercado de capitais são negociados, é um verdadeiro mercadão de produtos financeiros.

Tipos de Ações:

Preferencial (PN) - são as ações que ao serem compradas, dão direito ao comprador de ter preferência nos eventuais lucros da companhia da qual ele acabou de adquirir uma participação. Além disso, em caso de falência, os detentores desse tipo de ação tem preferencia no recebimento do acerto final.


Ordinária (ON) - diferentemente das ações preferenciais, não dão preferencia no momento de receber proventos. Entretanto, concebe ao comprador, o direto de voto em eventuais assembleias, assim, ajudando a decidir o futuro da companhia. Em caso de falência da empresa, os detentores de ações ordinárias são os últimos a receberem o acerto. Os credores e detentores de ações preferenciais recebem antes.


Units: essa classe de ações é menos usual que as demais, entretanto, ainda existem no mercado brasileiro. Elas são nada mais nada menos que um conjunto de ações, sendo assim, podem ser formadas por ações ordinárias e preferencias. Normalmente sendo 1 ON e 1 PN.



Tickers: os tickers nada mais são que o código de negociação de determinada ação em Bolsa. Os tickers também são responsáveis por determinar o tipo de ação. O 3 no final do ticker representa que aquela ação é ON, o 4 que ela é PN e o 11 que ela é Unit.


Exemplos:

  1. PETR3 - Ação Ordinária de Petrobras

  2. PETR4 - Ação Preferencial de Petrobras

  3. SANB11 - Unit de Santander


Conclusão

Por fim, qual a diferença de uma ação para uma empresa?


Toda! Uma ação é diferente de uma empresa pois é um produto financeiro relacionado aquela companhia mas não representa necessariamente a realidade que ela vive. Dessa forma, uma empresa pode ser excelente mas suas ações podem não serem uma boa para o investidor. Para diferenciar a realidade da empresa da realidade da ação e averiguar se o preço da ação condiz ou não com o valor da empresa, utilizam-se métricas como o Valuation. Para entender melhor essa diferenciação é necessário entender como é formado o preço de uma ação.


Portanto, não caiam na armadilha de investir em uma empresa via ações apenas por ela ser uma gigante, ou por ser bem administrada. As vezes esse fatores já estão no preço da ação.


Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!