• Investidor Sem Grife

O Que São Repiques na Bolsa de Valores.

O Que são Repiques?

Os repiques nada mais são que movimentos contrários a tendência anterior de curto prazo. Ou seja, se caiu muito, o repique seria a bolsa subir e vice versa.

Foto de um gráfico para explicar o que é um repique

Então, assim como nada sobe em linha reta, nada cai em linha reta. Na crise de 2008, por exemplo um dia após o anúncio da falência do Lehman Brothers, a Bolsa de Nova York subia. Obviamente que esse foi um momento contra a tendência.

Se pegarmos o desvio padrão da variação diária anualizada para o número total de pregões no ano, vamos ver que houve uma volatilidade absurda em 2008. Algo que chegou na casa dos 100%. E essa volatilidade não foi só para baixo (se fosse, não teriamos mais bolsa).


Os repiques, quanto mais fortes, mais tendem a aumentar essa volatilidade da bolsa. Em suma, o objetivo desse post é falar para vocês não formarem suas opiniões apenas pelas cotações.


Ter subido um dia não quer dizer que vai continuar subindo. Ter caído muito em um dia não quer dizer que no outro dia vai subir.


Conclusão

Portanto, não tente adivinhar o curto/médio prazo. Sua opinião deve ser forte, seja a opinião de queda ou de alta, não são variações diária que vão fazer você estar certo ou errado.


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!