• Investidor Sem Grife

Qual a Principal Diferença Entre EBIT e EBITDA

O EBITDA

Primeiramente, para entendermos melhor o que é EBITDA, recomendo que leia este texto.


Mas para termos ao menos uma noção da sigla neste presente texto, o EBITDA significa Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.


Em português: Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.


O EBIT

EBIT significa Earnings before Interest and Taxes.


Em português: Lucros Antes de Juros e Impostos.


Ou seja, o EBIT é o EBITDA acrescido de Depreciação ou Amortização.


A DIFERENÇA ENTRE EBIT E EBITDA

DRE Resumida para explicar o ebitida

Veja que neste exemplo de DRE (resumido) o EBIT vem antes do próprio EBITDA. Isso acontece porque na conta Despesas de Vendas Gerais e Administrativas, são contabilizadas a Depreciação e Amortização.


Logo, após subtrair as Despesas de Vendas Gerais e Administrativas do Lucro Bruto, chegamos ao Lucros Antes de Juros e Impostos já que essa conta se encontra depois de terem contabilizado a Depreciação e Amortização.


Dessa forma, podemos falar que o EBIT considera apenas a atividade fim da empresa, já excluí contas como depreciação e amortização que na maioria dos casos, não tem a ver com a operação em si da companhia. Pode-se dizer que o EBIT é uma capacidade de geração de Caixa ainda mais operacional que o EBITDA.


Obviamente, analisar apenas o EBIT é uma péssima ideia, da mesma forma que analisar somente o EBITDA é uma péssima ideia.


Conclusão

Dessa forma, se você tem o Lucros Antes de Juros e Impostos (EBIT) e quer encontrar o Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA), você deve somar essas duas contas (Depreciação e Amortização).


Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!