• Investidor Sem Grife

Qual o Melhor Banco Digital? C6 Bank, Nubank ou Banco Inter?

Sabemos que cada dia que passa, surge um banco digital, ou contas digitais novas para a gente testar mas sem duvida nenhuma, três desses se destacaram e tão ganhando muito mercado. São eles o Banco Inter o Nubank e o C6 Bank. E hoje estou aqui para fazer um comparativo completo para vocês. Vamos descobrir qual o melhor banco digital?


Para ficar mais fácil a compreensão, vou dividir esse artigo em 6 categorias. Para a gente falar sobre o Nubank Banco Inter C6 bank. Entretanto, antes vamos determinar uma diferença fundamental para compreendermos as diferenças entre eles.

A Diferença Entre Banco Digital e Fintech

Primeiramente vamos esclarecer a diferença entre um banco digital e uma fintech. Um banco possui diversas obrigações que uma fintech não e portanto, para o cliente é mais seguros.

O C6 e o Banco Inter são bancos, o Nubank não. O maior malefício de não ser um banco é o cliente não ter acesso ao FGC caso a fintech quebre ou não honre com seus compromissos.

Mas no caso do Nubank em especifico não é um grande problema pois é possível ficar segurado pelo FGC ativando a opção do RDB como você pode ver no vídeo abaixo.

Taxas

Nenhum dos três cobra taxas de seus respectivos clientes. Seja taxa de abertura, manutenção de conta e cartão de crédito e transferências, nada é cobrado por Banco Inter C6 Bank e Nubank.


Saque

A maioria dos bancos digitais possuem parcerias com o banco 24 horas para que o cliente efetue o saque da sua conta corrente. De todos, apenas o Nubank cobra uma Taxa de Saaque de 6,50 no banco 24 horas.


C6 e Banco inter não cobram.

Investimentos

Dos três, só o Nubank não tem uma plataforma de investimentos. Apesar de possuírem a aba de poupar, que você pode fazer esses investimentos e tem o rendimento da conta corrente, eles ainda não possuem uma plataforma completa de investimento como o Banco Inter e o C6 Bank. Não tem uma sessão de investimento no aplicativo. Contudo, vale ressaltar que tudo isso pode mudar com a aquisição da Easy invest. Provavelmente em breve eles devem melhorar essa questão.

No C6, eles possuem uma plataforma de investimentos, com renda fixa e fundos e recentemente lançaram o homebroker.


A mais completa, sem dúvida nenhuma é a plataforma de investimentos do Banco Inter. Eles possuem homebroker, ótimas opções de fundos e inclusive com cashback.


Atendimento

Esse é um assunto delicado pois cada pessoa tem sua visão e sua experiencia então eu optei por escolher o Reclame Aqui como parâmetro e nele o C6 Bank e o Banco Inter Inter ficam empatados na pontuação e o Nubank perde, ficando abaixo dos 2.


Funcionalidades Extras

Vamos falar aqui das funcionalidades extras:

Nubank:

Opção “Guardar” que rende até 118%do CDI. Mas tem que deixar seu dinheiro parado por um bom tempo. O Nubank também possuí o seu programa pago de recompensas, o Nubank Rewards.


C6:

C6 taggy e C6 kick (transferencia por links - manda um link pra uma pessoa que quando clicar recebe o valor que você escolheu mandar)


Inter:

O Banco Inter possuí diversos diferenciais como por exemplo o Marketplace, cashback, seguros, câmbio, financiamento.


Banco inter, na minha visão, é o mais completo justamente por ter como objetivo tornar o aplicativo deles um “superapp como eles chamam” que tem como o objetivo ser um aplicativo que concentre tudo, compras, pagamento de contas, e por ai vai.


Aplicativo

Na questão de facilidade de uso do aplicativo, vai muito de gosto individual, no vídeo no início do artigo você conseguirá ver a tela de cada um dos apps. O que eu mais gosto é o do Banco Inter, para mim é o mais intuitivo e mais bem apresentável. Mas o do Nubank também é muito bom, é limpo e do c6 também, sem duvida nenhuma.

Qual o Melhor Banco Digital?

Todos são realmente muito bons, os que eu mais utilizo são o Banco Inter e o Nubank. Eu uso os dois porque na verdade, no início, o Banco Inter era mais difícil de dar crédito, atualmente eles fizeram diversas mudanças e melhoraram muito na concessão de crédito via cartão. Mas não era assim.


Já o Nubank sempre liberou mais crédito e por isso eu criei e gostei da conta e vi que tinha bastante limite no cartão aí fui mantendo.


Mas eu acredito que todos esses são ótimos e depende de cada um se adaptar da melhor forma. O que eu mais gosto do aplicativo é o do Banco Inter e como consequência, é o que eu mais uso.


Contudo vale ressaltar que a melhor forma de você decidir seu banco digital preferido, é abrindo conta nesses três principais, testar e tirar suas conclusões. Sempre lembrando que todos são gratuitos facilitando a sua adesão e teste.


BÔNUS: BANCO NEXT

Gostaria de falar também sobre o Banco Next que também é muito utilizado por muitos clientes. Para você que não conhece, o Banco Next é um banco digital criado pelo Bradesco em 2017. Então a primeira pergunta que queria responder, já esta respondida, o Banco Next é sim confiável já que é uma empresa do grupo Bradesco.

Eu abri conta recentemente no Banco Next e estou aqui para falar minha impressões e explicar o que eu achei dele perante outros bancos digitais.


Abertura: o processo é muito parecido com o de outros bancos, preencher dados, enviar documentos e gravar video falando que quer abrir conta lá. Alguns bancos pedem só uma foto né?

Mas você ainda tem que passar pelo processo de aprovação, o Nubank quando eu abri foi quase que instantâneo mas isso acho que faz pouca diferença, 3 dias pra mais ou pra menos não muda tanto.


No Banco Next você não paga para abrir a conta nem nenhum tipo de anuidade, pode fazer transferencias ilimitada e gratuitas.

Também é importante falar que não é cobrado do cliente uma taxa para saque em BANCOS 24 como é cobrado do cliente do Nubank, por exemplo.


Apesar de não ter a possibilidade de emitir um boleto, pagar e o dinheiro cair na sua conta como é na maioria dos bancos digitais. Com o PIX, entretanto, isso não deve mais ser um problema.


Você também pode fazer um depósito em qualquer caixa eletrônico do Bradesco já que o Banco Next é do Bradesco. Então só entrar na agência do Bradesco você consegue sim depositar no Next. E também, obviamente fazer uma transferencia de qualquer outro banco para o Next, mas aí, dependendo do seu banco e do seu plano você pagaria uma Ted.

Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!