• Investidor Sem Grife

Quanto o Spotify Paga Aos Artistas?


A empresa sueca foi criada em 2006 e lançou o produto em 2008. Um fato curioso é que Sean Parker, criador do Napster e figura marcante na história o Facebook, foi um dos primeiros recrutados do Spotify para realizar o contato e negociação com as grandes gravadoras. Logo em 2011, a empresa atingiu 1 milhão de assinantes só na Europa.


Em 2011, ocorreu a expansão para os Estados Unidos e um ano depois já faturava 20 milhões de libras mensais com seus mais de 4 milhões de assinantes.


Photo by Markus Spiske on Unsplash

No dia 03/04/2018, a empresa fez uma listagem direta na bolsa de Nova York, que se diferencia dos convencionais IPO`s, dentre outros pontos, de não existir precificação dos papeis por intermédio de grandes bancos a grandes investidores, deixando assim, o mercado decidir os preço do papel. Outro fator interessante desse modelo é a não obrigatoriedade de divulgação de diversos dados internos.


Hoje, a gigante do streaming possui além de um Valuation de U$30 bilhões, mais de 100 milhões de assinantes e 220 milhões de usuários ativos.


Atualmente, o Spotify paga em média U$0,004 por play para os artistas. Não é muito, ainda mais se comparado com as vendas de CD`s que tanto impulsionaram a indústria da música. Mas com um bom volume é possível ganhar algum dinheiro.


OBS: se você reparar bem, vai perceber que os traços pretos da logo do Spotify são inclinados, boa sorte se você for perfeccionista.