• Investidor Sem Grife

Quanto Rende o seu Dinheiro no Nubank?

Deixar dinheiro em uma conta corrente é uma armadilha - e (quase) todo mundo sabe disso. É por isso que muitas instituições oferecem poupança: nelas, o dinheiro continua crescendo. No entanto, poucas pessoas sabem que a receita da poupança é uma das piores do mercado.


Um dos métodos alternativos de poupança é a conta Nubank. Mas a questão ainda permanece: o que mais vale a pena? Como é o desempenho da conta Nubank?

O dinheiro na conta Nubank pode gerar mais receita do que poupança?

Sim, a taxa de retorno da poupança está fixada em 70% da Selic + TR. Como a Selic e o CDI são muito parecidos, para superar a economia, basta gerar mais de 70% da conta CDI-Nubank com 100% do CDI. Além disso, a receita da conta é diária.


A seguir, explicamos a diferença entre contas de poupança e contas Nubank e a receita de cada conta.


Receita da conta Nubank

Os recursos depositados na conta Nubank geram 100% CDI todos os dias, índice bastante utilizado na economia, que determina o retorno anual de diversos investimentos - todas informações sobre CDI.


O CDI está sempre muito próximo da taxa Selic. Hoje, a relação está em 2% e o CDI está em 1,9%. Portanto, em uma conta Nubank, seu dinheiro rende 1,9% ao ano.


Rendimento Poupança

A receita da poupança está relacionada a duas taxas de juros do mercado brasileiro: Selic e Taxa Referencial (TR). A taxa de retorno da poupança é fixada em 70% da Selic + TR.


Como a Selic e o CDI estão sempre muito próximos, na prática qualquer opção que rende mais de 70% do CDI já é mais lucrativa do que a poupança (conta Nubank faz parte). Além disso, a taxa básica de juros está zerada há mais de 2 anos - ou seja, as receitas da poupança representam apenas 70% da taxa Selic. Se a Selic for 2%, a taxa anual de retorno da poupança é de 1,4%. A última reunião do Copom foi em 20 de janeiro de 2021, mas a taxa Selic não mudou - a última variação foi em 5 de agosto, que caiu de 2,25% para 2%.


Uma conta Nubank não é uma conta corrente nem uma conta poupança. Esta é uma conta de pagamento onde você pode aplicar os fundos depositados em títulos públicos federais e sempre ganhar dinheiro. Os clientes da conta também podem optar por depositar dinheiro em CDB em vez de títulos do governo.


O saldo da conta Nubank exibido no aplicativo é sempre líquido, ou seja, o imposto de renda e o IOF foram descontados, que é o único imposto obrigatório cobrado na conta; nenhuma taxa oculta será cobrada dos usuários.

Todos os saldos, incluindo receitas, podem ser transferidos para outras contas Nubank ou outras contas bancárias para pagamento de contas ou para débito. Em outras palavras: em sua conta Nubank, a taxa de retorno gerada pelos fundos diários interrompidos é maior do que a da poupança. Não é necessário esperar uma data específica do mês (aniversário) para receber os rendimentos. No entanto, na poupança, a renda é recebida no aniversário do depósito a cada 30 dias. Se qualquer quantia for retirada antes do aniversário, a renda durante esse período será perdida.


Na maioria dos casos, a poupança também está vinculada a contas correntes bancárias. Nesse caso, ninguém sem conta corrente pode ter uma conta poupança - é por isso que você pode ter que pagar uma grande taxa de manutenção.


A conta do Nubank rende mais do que a poupança mesmo?

Sim, o IOF é um imposto cobrado sobre a receita da conta Nubank por meio de transferência, pagamento de fatura ou boleto no momento de saque de fundos. O IR cobrará taxas independentemente da retirada, mas eles têm taxas de juros progressivas - quanto mais tempo o mesmo valor transferido para sua conta no Nubank não for transferido, o IR cobrado diminuirá. A partir do dia 30, você ficará isento do pagamento do IOF.


Esses dois impostos não existem sobre a receita da poupança - mas, mesmo assim, nossa conta tem uma vantagem. Existem duas razões principais para esta situação:

• É pago diariamente, enquanto a receita da poupança é mensal.

• O IOF e o IR incidem apenas sobre a receita, não sobre os depósitos totais.


Isso significa que, um dia, sua renda com o dinheiro da conta do Nubank é muito pequena - e com suas economias, ele não ganha nada. Em outras palavras: se você sacar dinheiro, pagará apenas o imposto sobre a renda que ganhar e não sobre o valor inicial.


Conta do Nubank

As contas do Nubank foram criadas para permitir que as pessoas controlem suas vidas financeiras. Lançado em 2017, é totalmente digital, transparente e não possui taxa de manutenção.

Além de gerar mais receita do que economia, oferece TED grátis e ilimitado, recarga de celular, recursos para economizar dinheiro e cartões com cartões de débito.

Reforçando

As contas Nubank ganham dinheiro todos os dias, o que não é novidade. Mas que receita é essa?

Uma conta Nubank faz seu dinheiro pagar mais do que você economiza todos os dias.

Não é nem conta-corrente nem conta-poupança: é uma espécie de conta denominada "conta-pagamento", que pode aplicar os recursos nela depositados em títulos públicos federais, e é sempre rentável.


Todos os recursos depositados na conta do Nubank são aplicados nesses títulos públicos ou RDBs, o que faz com que ela gere uma receita de 100% CDI todos os dias - um índice amplamente utilizado na economia, que determina o retorno anual de diversos investimentos.

Você pode controlar sua conta no aplicativo, onde pode verificar seu saldo e a receita que recebeu.

Vale lembrar que o saldo da conta sempre considera o valor do depósito e seu lucro líquido, ou seja, já foram descontados o imposto de renda e o IOF, único imposto obrigatório que atinge as contas do Nubank. Nenhuma taxa oculta será cobrada dos usuários. Todos os saldos, incluindo receitas, podem ser transferidos para outras contas Nubank ou outras contas bancárias, usados para pagamento de contas ou usados para a função de débito de contas Nubank.


Enfim, melhor que a poupança

Sim, hoje a receita da poupança está relacionada a duas taxas de juros no mercado brasileiro, a saber, Selic e taxa de juros referencial (TR). A taxa de retorno da poupança é fixada em 70% da Selic + TR. Como a Selic e o CDI estão sempre muito próximos, aliás, qualquer produto que forneça mais de 70% da receita do CDI terá mais receita do que poupança. A conta Nubank é uma delas, pode gerar 100% CDI.

Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!