• Investidor Sem Grife

Tag along: O que é e quais são os benefícios

Provavelmente, em algum momento, durante seus investimentos, você já ouviu falar em "direito dos minoritários" ou até mesmo "Tag Alog".


Um fato muito importante que você deve se atentar antes de investir em uma empresa é se suas ações tem ou não Tag Along. Esse é uma tema muito importante que faz parte da governança corporativa da empresa.

Valorização monetária, crescimento com conhecimento do tag along.

Se fizermos a tradução literal, Tag Along seria "Ir Junto". Pode não estar fazendo tanto sentido agora mas tenho certeza que essa tradução vai ser muito coerente com a ideia por trás desse direito, quando você terminar de ler o texto.


O que é Tag Along?

O Tag Along é um direito/mecanismo presente no artigo 254 da Lei das empresas de Sociedade Anônima - S.A. Essa lei, concede mais direitos para os acionistas minoritários caso exista uma mudança do controle da empresa.


Nessa mudança de controle, quem assumir a operação da empresa, deve oferecer ao acionistas de ações ordinárias da empresa, no mínimo 80% do valor que foi pago para comprar a parte do controlador.


Exemplo: em uma situação hipotética uma empresa chamada ISG decide assumir o controle de uma outra empresa que é listada em bolsa chamada Fleury. A empresa listada, a FLEURY, tem suas ações sendo negociadas atualmente por 10 reais. Os controladores, só aceitam vender suas ações que lhe concedem controle da empresa por 20 reais. A ISG concorda em pagar esse montante por ação para assumir o controle da Fleury. Dessa forma A ISG, a nova controladora da empresa, deve oferecer, no mínimo, 80% dos 20 reias por ação que acordou em pagar com o antigo controlador da Fleury.


Ou seja, os acionistas minoritários vão receber uma proposta de no mínimo 16 reais. A partir daí, ele pode decidir se vai querer ou não realizar essa venda a esse preço.

80% apenas?

Esse é o mínimo, existem muitas empresas, que com o intuito de aumentar a qualidade de sua governança corporativa, oferecem 100% de Tag Along. Então, no exemplo anterior, os acionistas minoritários receberiam uma proposta igual a feita aos acionistas controladores, de 20 reais por ação.


Segmentos de listagem na B3 e o Tag Along

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, diferencia empresas quanto a sua governança corporativa, por segmentos de listagem:


O Novo Mercado: é o mais alto segmento de listagem na B3, com mais pré requisitos de governança corporativa requer, obviamente, que as empresas que estejam lá, concedam o direito de 100% para ações ordinárias de Tag Along.


No Bovespa Mais: também é necessário 100% de Tag Along para ordinárias mas não é possível conceder esse direito para ações preferenciais.


No Bovespa Mais 2: deve ser 100% de Tag Along tanto para ações ordinárias quanto para ações preferenciais.


Nivel 1: mínimo de acordo com a lei, de 80% para ordinárias.


Nivel 2: deve ser 100% de Tag Along tanto para ações ordinárias quanto para ações preferenciais.

Tradicional: mínimo de acordo com a lei, de 80% para ordinárias.


Vale lembrar que o Tag along é apenas um dos requisitos para os segmentos de listagem, dessa forma, é possível encontrar empresas que oferecem Tag along maior que o mínimo requerido pelo segmento. Por isso, é importante encontrar essa informação, na fonte, no site de Relacionamento com Investidores da empresa listada.


Conclusão

Apesar, de ter um nome técnico um pouco complicado - "Direito de Participar de ofertas públicas de aquisição por alienação de controle", na prática é muito mais fácil compreender o significado desse termo.


Entretanto, apesar de ser de fácil compreensão é de extrema importância que os acionistas e investidores individuais pesquisem em qual segmento a empresa que ele deseja ser sócio/acionista está listada. Mas isso não basta, você deve procurar saber se a empresa possui Tag Along na fonte, no site de relação com investidores. As vezes é possível até ter uma surpresa positiva.


Portanto, não deixe de analisar a parte de governança de uma empresa antes de comprar suas ações. Muitas pessoas vão direto aos números e se esquecem de analisar o básico, como por exemplo: que comanda a companhia, de quantos % é o Tag long e outras questões de extrema importância para que seu investimentos seja bem sucedido.


Espero que vocês tenham aprendido!

Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!